Construir uma fonte de tensão é o projeto mais importante para quem quer começar a mexer com eletrônica. Isso porque ela é extremamente necessária, bom para começar pegar prática e cara de se comprar por fora. Essa minha fonte recebeu o nome de Fogão de Tensão devido ao aquecimento extremo (e preocupante). O circuito em que me inspirei para montá-la foi o seguinte:
A estrutura de uma fonte consiste de um transformador (TR1) para diminuir a tensão da rede, uma ponte de diodos (BR1) para transformar a corrente alternada em contínua e um capacitor (C1) para filtrar oscilações. Nesse circuito também é utilizado um fusível (FU1) de 1A para proteção, um LED (D1) para indicar funcionamento da fonte e um regulador de tensão (U1), que a partir do potenciômetro (RV1), permite ajustar a tensão de saída.
Os componentes utilizados na minha fonte foram os do circuito acima, com exceção do transformador, em que utilizei um de 48V/3A. Na época em que comprei os componentes não sabia da potência desse transformador, e como não sabia fazer uma fonte mais potente, acabei utilizado ele para fazer duas fontes (dividindo os 48V em 2x24V) de um Ampére, como no esquema abaixo:
Após montados os circuitos, utilizei uma caixa de plástico para suporte. Os furos na caixa (provavelmente a parte mais difícil do projeto) foram feitos com um ferro de solda, e depois acabados com um arco de serra. Recomendo para alguém que queira fazer isso furar ao ar livre e trocar a ponta do ferro depois.
O Fogão acaba esquentando muito devido ao dissipador de calor ineficaz e a falta de circulação de ar interna. Atualmente a fonte de baixo está precisando de reparos (a tensão fica travada em 30V). Fora isso, esse projeto funciona muito bem, desde sua construção em 2015.
Positivos:
- Estrutura bem acabada;
- Circuito simples.
Negativos:
- Esquenta muito;
- Não consegue fornecer mais que 1A;
- Não possui voltímetro e amperímetro acoplado.
Comentários
Postar um comentário