Pesquisando sobre voltímetros, encontrei circuitos que utilizam do ci ICL7107, que é um conversor analógico-digital. Outros circuitos utilizam de PIC's, mas não haviam muitas outras opções (pelo menos eu não encontrei). Decidi montar um voltímetro com o 7107 para utilizar junto da minha fonte, como um módulo (daí o nome). Após finalizado, posso dizer que a aplicação foi um sucesso!! (nunca duvidei)
Módulo V em paralelo com o circuito da protoboard, medindo 5,1V
Fiz um post detalhando o que aprendi sobre o 7107 https://tictorslab.blogspot.com/2018/12/tutorial-medicao-de-qualquer-grandeza.html. Segui majoritariamente o circuito abaixo, com algumas alterações:
Modifiquei os displays MAN para os de 7 segmentos de anodo comum e alimentei o circuito com uma bateria de 9V junto de um regulador para 5V (é recomendável alimentá-lo a parte, sem utilizar a própria tensão que está sendo medida). O problema em fazer isso é que as baterias de 9V não duram muito. Além disso, acoplei dois terminais vermelhos em série e dois terminais pretos em série. Eles atuam como a continuação do circuito da fonte até qualquer outra coisa, de forma que apenas uma ligação em paralelo seja retirada da ligação principal da fonte, para medição. Meu circuito ficou assim:
Uma outra alteração no circuito final foi ligar no negativo o terminal 32/35. Importante: esse circuito é feito para trabalhar com 1V no terminal 36, deixando a escala de -199,9V até 199,9V. Se uma escala menor for desejada, é bom mudar o divisor de tensão e não a tensão do 36, pois quando deixei ela em 100mV os valores nos dígitos não ficavam estáveis (talvez por conta do meu trimpot ou do regulador). Após trabalhar no design da placa, obtive o seguinte resultado (observe que o circuito é dupla face):
Decidi fazer um post detalhando a montagem da placa, pois essa foi a primeira vez que consegui fazer uma placa dupla face com mascara de solda https://tictorslab.blogspot.com/2018/12/tutorial-pcb-pelo-metodo-fotografico.html. Após a soldagem dos componentes, colei o suporte da bateria na própria placa, que possui uma própria chave liga/desliga.
Positivos:
- Circuito bem acabado
- Medição precisa (apresenta certo desvio)
Negativos:
- Consome muita bateria
- Problema de curto entre os terminais positivos e a malha de aterramento
Positivos:
- Circuito bem acabado
- Medição precisa (apresenta certo desvio)
Negativos:
- Consome muita bateria
- Problema de curto entre os terminais positivos e a malha de aterramento
Esse cara é foda
ResponderExcluirValeu ficou top
ResponderExcluirFICOU BOM PARABÉNS!!!
ResponderExcluirQual setor que e responsável só pelo amperímetro
ResponderExcluir